Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as doenças crônicas são responsáveis por 70% das mortes no mundo. Entre elas estão as doenças do aparelho circulatório (infarto, derrame), câncer, diabetes, doenças respiratórias, entre outras. Estima-se que até 80% destas doenças e mais de um terço dos casos de câncer poderiam ser prevenidos se eliminados os seguintes fatores de risco: alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, tabagismo e uso nocivo de álcool. Isso mesmo que você leu! Com um estilo de vida saudável é possível prevenir essas doenças! Muita gente pensa que os genes determinam a longevidade, mas a verdade é que a genética é responsável por um máximo de 30% da nossa expectativa de vida. O resto vem dos nossos hábitos, comportamentos, atitudes, ambiente, estilo de vida. A única maneira comprovada de viver mais é viver uma vida saudável. Comece a agir hoje, o seu eu do futuro vai agradecer!
Principais Pilares para Longevidade Saudável

A nutrição é um dos principais determinantes de um estilo de vida saudável. Nos últimos anos, ocorreu uma queda do consumo de nutrientes-chave como os encontrados em frutas e legumes; e um aumento do consumo de alimentos com alto teor de sal, açúcares e gorduras, contribuindo para uma piora do padrão alimentar. Vou te ajudar a mapear o que podemos melhorar para ter mais saúde e bem-estar.

O gerenciamento do peso vai muito além do controle de calorias ou da adoção de uma dieta específica ou muito restrita. É preciso construir e sedimentar novos hábitos, comportamentos, mentalidade, atitudes para que as mudanças sejam sustentáveis. É preciso saber organizar e planejar a rotina. Conte comigo nesta caminhada!

A atividade física é extremamente importante para tonificação e manutenção da massa muscular, melhora da capacidade cardiorrespiratória, controle do estresse, prevenção de demência, prevenção de dores cônicas, além de ajudar no controle do peso corporal. A prescrição sempre deve ser feita por um profissional da área, de forma individualizada. Entretanto, te ajudarei a sair do ponto onde está para uma vida mais saudável e ativa.

A qualidade do sono impacta diretamente na nossa saúde e qualidade de vida global. Além disso, influencia também no controle do peso corporal. Isso mesmo! Uma noite mal dormida provoca mudanças hormonais, com aumento do hormônio da fome (grelina) e diminuição do hormônio da saciedade (leptina), contribuindo para o ganho de peso. Se o sono for um problema no seu caso, te ajudarei com técnicas de higiene do sono, entre outras, para que você consiga dormir melhor.

A saúde intestinal tem relação direta com a nossa saúde global, imunidade e também com o peso corporal. Estudos recentes demonstram uma relação entre disfunção intestinal e diabetes/obesidade. Por isso é impossível falar em saúde e longevidade saudável sem avaliar o funcionamento intestinal.

O gerenciamento adequado do estresse é um preditor de estilo de vida saudável e colabora para saúde, melhora da qualidade de vida e sensação de bem-estar. Farei uma avaliação das consequências do estresse em sua vida e decidiremos juntos algumas estratégias para amenizar o estresse do cotidiano.

A maneira como reagimos às emoções podem impactar não apenas psicologicamente, mas também fisicamente. A expressão da emoção positiva tem sido associada a melhores índices de saúde e sobrevivência. Por outro lado, as emoções negativas repercutem em adoecimento. O indivíduo que consegue gerenciar suas emoções possui mais recursos para enfrentar as situações adversas do dia a dia. Te ajudarei com algumas técnicas para melhorar o gerenciamento das emoções. Por vezes algum tipo de tratamento pode ser indicado.

O uso excessivo de álcool e o abuso de outras drogas impactam negativamente nossa saúde. O tabaco já está definitivamente estabelecido como causa de muitas doenças, portanto o seu consumo, em qualquer forma, é fortemente desencorajado. É recomendável também moderação no consumo de álcool, pois o excesso pode levar a vários problemas de saúde.
Para te ajudar nessa jornada para uma longevidade saudável, além da residência médica em Endocrinologia que fiz na USP, aprofundei meus conhecimentos neste assunto através de diversos cursos. Em 2019 realizei o Curso de Medicina do Estilo de Vida (Lifestyle Medicine) e gerenciamento do stress, sono e qualidade de vida pela Harvard Medical School – Curso: Tools for Promoting Healthy Change. Neste mesmo ano prestei a prova de Certificação Internacional em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine (IBLM) e me tornei membro do American College of Lifestyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Neste ano de 2021, realizei um curso de formação em Coaching de Saúde e Bem-estar e Pós Graduação em Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto. Nestes anos de estudos aprendi diferentes técnicas e conceitos, unindo o melhor da minha especialidade Endocrinologia e Metabologia à Nutrologia e à Medicina do Estilo de Vida. Tudo isso para ajudar você a ter mais saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Se você tem alguma doença crônica e deseja melhorar seu estilo de vida para prevenir complicações ou evitar a progressão da doença, saiba que isso é possível! Aliás, mudanças no estilo de vida podem inclusive promover a reversão de algumas doenças crônicas!
Por outro lado, se você é saudável e se preocupa com sua saúde e deseja prevenir o surgimento de doenças, isso também é possível!